sábado, 27 de outubro de 2007

Um Bom Exemplo

Bem sabeis o quão dura é a tarefa que me espera todos os dias, de fiscalizar os actos oficiais praticados por terras castrenses. Já reza o ditado, e com razão: é um trabalho sujo, mas alguém tem de o fazer. Umas vezes é uma nodoazita que cai, nem se nota; noutras é uma borratadela em cheio na camisa; e noutras, enfim, emporcalho-me todo!... É conforme a gravidade dos desvios às boas normas de conduta administrativa.
Na semana passada, por exemplo, dei comigo a fazer uma visita a um dos mais conceituados bastiões da hierarquia política local. Por haver tantos, é sempre difícil ao leitor adivinhar a qual deles me refiro. Vou ajudar. Trata-se de um serviço cuja missão é a de prestar apoio ao GP – Gabinete da Presunção -, cobrindo-lhe a retaguarda em matérias que vão desde o simples auxílio burocrático a estar presente em cerimónias de cariz protocolar. Ou seja, na prática, podemos designar tal serviço… por um grande tacho!
Ora, e onde há um grande tacho há sempre um frade barrigudo! Aliás, trata-se de um dos requisitos eliminatórios para se poder exercer funções nesse dito serviço: ter uma pançola farta, e gostar de a ostentar alarvemente! E assim é no GAF – Gabinete de Apoio às Fífias -, local que me vi obrigado a visitar no decurso das minhas funções.
Muita mudança parece ter por ali ocorrido, e, segundo me disseram, para melhor. Mas eu precisei de o comprovar na prática, e, assim, eis aqui o fruto das minhas indagações. Pude atestar, presencialmente, que, no GAF, o funcionário não vai mesmo além de um frade pançudo que passa a vida a desviar a barriga das ilhargas para poder dar um passo em frente! Pois pudera! Passa os dias nessa actividade tão sumamente política de “encher a leira”, que outro desfecho não seria de esperar! O homem está devidamente capacitado, asseguro-vos!
E antes que me desdobre para aqui em elogios à sua tão proeminente pessoa, vou apenas referir uma das inovações do seu mandato: revogou a anterior lei, ali vigente, da Vacatio Legis (o vazio da lei), e instaurou, em sua vez, a figura da Vacatio Lérias, bem mais adequada aos hábitos e costumes desta pequena República das Bananas, Princesa Serrana, Castro Daire. Contem com o homem, é o que vos digo!
E quanto à presunçosa massa dirigente que ocupa o GP, que não se aflija, porque os flancos estão protegidos, e bem, queira Deus dar longa vida a esse frade barrigudo, baluarte máximo das vossas fífias!
Porque com o GAF… não há homem honesto que se safe!... Olé!!!