quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Patacoadas...

Eu, Inquiridor Faifas, passo a citar o conteúdo de uma missiva que me chegou via pomba-correio, vinda das mãos desse grande Doutor das Letras, Narcísiotónio Malemérito Patacoeira. Que bela pomba, Narcísiotónio!... Cito:

“Mais cedo falaras, mais cedo viera eu a público mostrar o meu semblante. E digo-te, Faifas, não é um semblante alegre... É, antes, um semblante carregado de tristeza. Na verdade, sinto um tal luto, como morrera em mim toda a razão para ser feliz. Isso aconteceu depois de ler a tua reportagem sobre o Certame “CU-À-MOSTRA.” Este Certame, se para muitos foi um motivo de satisfação, para mim, na realidade, lançou-me a alma num negrume, que dele não vejo saída possível.
Como sabes, Faifas, eu sou um pacato cidadão da Freguesia do CUSÓ, e, como decerto compreenderás, um cu só é um cu triste, e isso ainda mais quando todos os outros cus andam por aí, a pavonear-se publicamente, a mostrar as suas curvaturas adiposas, as suas fartas penugens, e a gabar-se das suas espaventosas proezas... Também o meu cu tem essa ambição, mas eu já lhe disse que quando ele abre a boca é só para dizer merda, e que, portanto, ele devia abandonar a ideia. Tem estado deprimido e recusa-se a trabalhar. Eu, em consequência, ando preso há 15 dias!...
Amigo Faifas, como explicar ao meu cu que estamos forçados, pelas ancestrais leis da Freguesia do CUSÓ, a manter os nossos cus no anonimato? Por outro lado, não posso ignorar que vivemos tempos de revolução, e que, portanto, qualquer cu tem o direito a gozar dos ares da liberdade. Eu sei, eu compreendo... Os cus são como as pessoas: gostam de ser afagados, que lhes passem a mão, que lhes dêem carinho. Eles, em compensação, depois também nos mostram o que de melhor trazem dentro de si, deitando cá para fora o seu verdadeiro eu...
Por isso digo, contra todas as leis: UM CU SÓ É UM CU TRISTE; UM CU QUE SE MOSTRA... É UM CU FELIZ!... Vamos todos mostrar o cu ao manifesto, camaradas!...”

E eis que assim termina a minha citação. O resto não interessa. Eram apenas indicações sobre a melhor forma de guisar a pomba.