segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Contos da Panaceia: a polémica sobre localização do novo recinto ferial Municipal


A vibrante e pujante actividade económica começa a dar os seus primeiros frutos.

Os empresários e comerciantes de Castro Daire almejam para breve a construção de um novo recinto ferial como factor de impulsão da actividade económica no nosso concelho.

Ora, em cima da mesa estão três alternativas. Cada uma com o seu lobby respectivo.

1. Opção Feira das Vacas + 1
Esgotada que está a capacidade da Feira das Vacas responder ao crescente número de feirantes, surge a possibilidade de se lhe juntar o recinto que até hora tem sido utilizado ali perto do GANHA E PERDE. A vantagem apontada é a proximidade do centro da vila e, portanto, dos cliente. Entre as desvantagens: 1) a sobrelotação do Terminal de clientes ao pé do ÇÁMORA não permite mais slots de venda (vejam-se os carros em cima do passeio); 2) a proximidade com os inúmeros electrodomésticos da mansão do LEO BERARDO, provoca severas interferêncais com os dispositivos GPS dos feirantes; 3) a proximidade com a Casa do Povo não augura nada de bom em termos de poder de compra dos transeuntes.

2. Opção Zona Norte, Cruzamento para Cinfães
Esta é a opção mais interessante para os feirantes. É a mais próxima do local de residência dos feirantes e esta perto nó da IP24, ou seja bons acessos. Visto ser uma zona de mato,seria a opção mais amiga dos contribuintes municipais.

3. Opção Zona Sul, Courinha
Esta é a opção defendida pelo lobby económico do Conglomerado "Família Árvore de Condimentos". Entre os argumentos a favor desta opção estão a proximidade com a estância balnear do CARALHAL, e da outrora vibrante plataforma de Gasol do ENTREMONTES de COMPENSAN (próxima também da IP24). Haveriam também vantagens competitivas com as feiras de Viseu.

Que haja debate!!!!!!!!!!!!!!!!

Nota Editorial: Esta história de um novo aeroporto cheira mal! Ainda ninguem me explicou porque é que a Portela não pode ser melhorada. Casos destes há aos pontapés. veja-se o seguinte exemplo de Montreal no Canadá (erro dos anos 60 que ainda hoje se paga!):
"It was intended to replace the existing Dorval Airport (now Montréal-Pierre Elliott Trudeau International Airport) as the eastern air gateway to Canada; from 1975 to 1997 all international flights to/from Montreal were required to use Mirabel. However, Mirabel's distant location and lack of transport links, as well as Montreal's economic decline relative to Toronto, made it unpopular with airlines and travelers so Dorval was not closed as originally planned. Eventually Mirabel was relegated to the simple role of a cargo airport. The airport, initially a source of pride, eventually became an embarrassment widely regarded in Canada as being a boondoggle and a white elephant."

Por falar em aeroporto, para quando uma estação de camionagem em Castro Daire que seja digna desse nome?